Quem somos


O Mundo transforma-se a uma velocidade estonteante.

Mudou a forma como nos relacionamos, como aprendemos. Não deveria mudar também a forma como ensinamos? Que tipo de cidadãos precisamos de formar para fazer face a um futuro que desconhecemos?

São cada vez mais os professores, pais e alunos que colocam a si próprios estas questões, e sentem no seu dia-a-dia a necessidade de mudança.

Aqui ficam os seus manifestos e relatos de boas práticas...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Por uma Escola Diferente Para Cada Um (Catarina Delgado)


POR UMA ESCOLA DIFERENTE
Uma escola igual para todos?
Não. Uma escola diferente para cada um.
Uma escola em que cada um possa expressar-se individualmente, ser respeitado na diferença, ouvido em liberdade e aprenda com curiosidade.
Onde os talentos de cada um sejam uma mais-valia para as aprendizagens de todos… Alunos, professores, outros funcionários, pais.
Em que todos sejam livres de dizer o que pensam e que esse contributo possa servir a comunidade.
Uma escola sem trabalhos de casa… Quando aprendemos uma coisa ela fica em nós, não precisamos de treinar exaustivamente. Melhor aprendizagem traz menor necessidade de treino…
Instigando a curiosidade… O que importa são as aprendizagens e o prazer da descoberta e do conhecimento. Aprendendo a brincar e brincar para aprender. A brincadeira livre, sem condicionamento dos adultos, é essencial para a aprendizagem e a autonomia.
Desejo que todos os pais possam um dia ouvir o que o meu filho já me disse:
“Catarina, tu ias gostar de andar na minha escola…”

Sem comentários:

Enviar um comentário