Rap e(m)
Português
Ensinar,
hoje em dia? Desafio.
Ensinar em
contextos sociais difíceis e instáveis? Grande desafio.
Motivar? Maior
o desafio.
Ensinar
crianças requer criatividade, motivação e gosto por aquilo que se faz.
Sou
professora de Português do 2º Ciclo, numa escola da Damaia, e venho partilhar a
minha experiência com uma das turmas com pior comportamento da escola. Devo
dizer que, no início, apenas medidas bastante rigorosas funcionaram:
estabelecer regras, consequências constantes do mau comportamento, muita
exigência, tolerância zero. Dei-lhes capacidade de escolha: ou tinham aulas
diferentes ou aquele regime continuava. Cansados do mesmo, chegou um dia em que
alguns alunos pediram: “Por favor, Professora, queremos aulas diferentes, já
não queremos estas aulas.”
A partir
daqui, o sentido das regras manteve-se, mas comecei a experimentar introduzir a
música nas aulas para abordar determinados conteúdos gramaticais e de
vocabulário, já para não falar da exploração das próprias letras, que apelam ao
sentido crítico dos alunos.
Foi muito
positivo quando percebi que captava a atenção dos alunos com o estilo musical
Rap. Fiz vários exercícios com as letras e a audição das músicas, que os alunos
cantavam e depois tinham de fazer trabalho escrito. Foi contagiante a alegria e
a adesão/entrega ao trabalho proposto. A concentração, o comportamento mudaram
para melhor e proporcionou-se uma maior partilha. A intenção futura é até criar
um trabalho multidisciplinar que utilize os estilos Hip Hop e Rap.
Já no ano
letivo passado, numa das minhas turmas, a experiência tinha sido muito
gratificante quando escrevi, juntamente com uma turma, uma letra para uma
música anti-bullying, que foi alvo de composição musical. É incrível ver a
motivação dos alunos quando sentem que constroem algo em conjunto com o
professor e, mais do que isso, quando a atividade lhes fala diretamente ao
coração. A música foi apresentada numa festa da escola e sei que é algo que
eles não vão esquecer…
Com o
passar do tempo, percebi que uma boa estratégia para captar alunos muito
diferentes e com situações emocionais estáveis é levar para a sala de aula
elementos que estejam diretamente ligados à cultura dos alunos e que fale a
mesma linguagem deles. Nestes contextos socioculturais é importante que se
abordem temas como as injustiças sociais, a violência, os valores humanos, a
desvalorização do negro na sociedade, as drogas, entre outros. A diversidade
cultural é muito grande e pode ser bem explorada nas aulas, por intermédio de
atividades de interpretação. Utilizei artistas da língua portuguesa, como Boss
AC e Gabriel O Pensador.
No fundo,
com este tipo de aulas, pretende-se que os alunos não percam o fio dos
conteúdos a serem trabalhados/estudados e, ao mesmo tempo, que tenham uma
aprendizagem de qualidade e que proporcione o seu desenvolvimento integral.
Apesar de
tudo, estas estratégias não são infalíveis e há que saber adaptar aos momentos
e “ler” a turma. Nem sempre funciona da mesma maneira. Continuo a ter alturas
de desânimo, dias difíceis, mas o que importa é nunca parar de tentar inovar.
Por fim,
partilho a música de Boss AC cuja letra trabalhei na época do Natal, em 2016. A
letra é fantástica!
https://www.youtube.com/watch?v=Q9uT-ZIMVTESílvia Neves
Professora de Português
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