Quem somos


O Mundo transforma-se a uma velocidade estonteante.

Mudou a forma como nos relacionamos, como aprendemos. Não deveria mudar também a forma como ensinamos? Que tipo de cidadãos precisamos de formar para fazer face a um futuro que desconhecemos?

São cada vez mais os professores, pais e alunos que colocam a si próprios estas questões, e sentem no seu dia-a-dia a necessidade de mudança.

Aqui ficam os seus manifestos e relatos de boas práticas...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Por Uma Escola Diferente (Joana Casimiro)


Eu sou a Joana, tenho 37 anos e sou mãe de 4 filhos.
Não sou licenciada, mas sim apaixonada pelo universo da infância.

Passei de uma Educadora de Afectos, para uma Professora Primária com uma régua de madeira em cima da secretária.

Prevaleceram os afectos e guardo no meu coração os professores que mostravam a paixão desta arte de ensinar, assim como me sinto uma privilegiada por ter no meu núcleo duro pessoas ligadas à área da saúde, educação e por quem tenho tamanha admiração.

Porque cada criança é um ser único e especial. Porque deve ser respeitado o seu ritmo. Porque tem o direito a não ser catalogada e rejeitada. Porque todos temos gostos e formas de pensar diferentes. E porque nas escolas não estão a dar a oportunidade das nossas crianças desenvolverem e adquirirem as ferramentas mais preciosas na vida. Estas competências não estão nos manuais e não se ensinam despejando matéria do início ao fim das aulas.

O receio da imposição educativa, o percurso dos meus filhos mais velhos, deu-me a certeza de seguir a minha intuição e, mesmo com o olhar de desconfiança da própria sociedade, o meu filho mais novo que, por fazer anos depois de 15 de Setembro é considerado uma criança condicional, está a usufruir da decisão de poder permanecer mais um ano nas histórias do faz de conta e respeitar o seu crescimento como ser único e especial que é. Deixem as crianças brincar!

Felizmente, existem Educadores, Professores, Pais e Famílias diferentes nesta forma muito peculiar de pensar... Por Uma Escola Diferente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário