É urgente
Mudar a Escola...
Como
professora de 1º ciclo faz vinte anos, sinto a necessidade urgente de mudar a
Escola.
Vivemos
numa sociedade em constante transformação, onde a um ritmo cada vez mais
acelerado se verifica constante evolução a todos os níveis. A educação não
deverá ser exceção.
A
sociedade evoluiu e a escola continua desde há muito estagnada.
Será esta
educação que temos a que na realidade queremos?
Não me
parece... Devemos todos juntos
colocar um ponto final para o
modelo de ensino, ainda tradicional e dominante no país, um modelo que ainda
insiste em produzir e reproduzir a cultura do fracasso e da exclusão.
A
verdadeira e única RESPONSABILIDADE de cada ser humano e de cada
pessoa/aluno/professor é manifestar-se como SER ÚNICO, ter e
defender ideias próprias guiadas por regras e civismo que deverá estar presente,
e ligados ao Todo.
A ESCOLA
deve ser um espaço/contexto de desenvolvimento de competências generalizada,
sendo esta a ESCOLA que chama por nós: educadores, professores, pais e toda a
comunidade educativa envolvida.
Como tal,
e defendendo uma fórmula para mim de extrema importância, que elaborei
exclusivamente para este contexto educacional, no qual assento toda a minha
experiência enquanto aluna/professora e mãe...
Todos nós
devemos ter a capacidade de colocar em prática a sabedoria que obtemos,
superando assim tudo o que nos surgir no dia a dia.
Prática +
Sabedoria = Superação
Se
conseguirmos “olhar com olhos de ver”, todos percebemos que nos aos 70/80 as
crianças saíam de suas casas para a escola, onde aí adquiriam conhecimentos.
Muitos deles não tinham livros e poucos conhecimentos detinham as suas famílias,
que se dedicavam exclusivamente ao trabalho diário. A escola era sem sombra de
dúvida o local onde se ia beber conhecimento e conviver com os demais.
Atualmente
as crianças possuem uma quantidade enorme de saber. Convivem diariamente com as
redes sociais, com tecnologia em casa e com uma quantidade enorme de meios para
obter diversos conhecimentos. Os nosso alunos/crianças são “diferentes” dos
alunos/crianças de alguns anos atrás. A escola está idêntica e os alunos olham
para a escola como um lugar desmotivador e mais do mesmo, muitos deles não
tomam atenção à aulas , pois vão voltar a ouvir saberes que já possuem... Devemos ser nós, escola, a adaptar-nos a estes novos
alunos. Arranjar estratégias para os motivar e a arrumar nas suas gavetas da
memória o conhecimento adequado. Ajudar os alunos a estruturar o que já sabem e,
acima de tudo, ensinar a pensar.
Lutando
todos os dia que me levanto para uma Escola Melhor, Motivadora e Rica, construí
dois projetos com a minha turma.
No
primeiro projeto que intitulei “PROJETO
PILOTO sobre Dificuldades de aprendizagem nos alunos/psicologia positiva/pais,
alunos e professores na escola de hoje”, estruturado em três momentos do ano letivo - primeiro, segundo e
terceiro período - onde os pais da turma são convidados a participar num dia na
escola com os seus filhotes e professores, e debater ideias.
Neste
primeiro encontro tive a honra de ter como professor convidado um amigo de excelência,
Dr. Jorge Rio Cardoso, que veio falar aos pais sobre as aprendizagens dos
alunos e esclarecer alguns temas sobre a educação.
Posteriormente,
decorreu um almoço partilhado com todos os presentes e uma atividade dinamizada
com a Fundação Eugénio de Almeida, onde os pais e filhos desenvolveram uma
atividade conjunta “Baú de memórias” e participaram numa visita ao Museu com os
seus educandos. Para terminar, realizámos uma prova de vinhos, todos juntos,
Professora titular, professores coadjutores, pais e filhos na adega da Cartuxa.
Os mais pequenos tiveram oportunidade de provar o azeite.
Quando
apresentei o projeto ao Colégio, este aceitou-o de imediato. Nem sempre foi fácil,
tudo isto dá trabalho e implica motivar a escola, pais e alunos. Mas no final o
feedback foi muito, mesmo muito
positivo, uma vez que, para além dos pais da minha turma, também convidei
entidades oficiais da cidade e diretores de escola que me deram os parabéns
pelo projeto de excelência que está a ser dinamizado.
Neste
projeto existe uma envolvência entre pais/alunos e professores, assim como toda
a comunidade educativa. Aprendemos todos... aprendemos mais com a prática e o
debate de ideias, convivendo e criando laços entre todos.
Teremos
mais dois momentos até ao final do ano letivo semelhantes a este…
Não se
pode parar, e desistir faz parte dos fracos. Como tal, e seguindo as metas de
aprendizagem emanadas pelo Ministério da Educação, resolvi estruturar um
projeto e convidei a colega do grupo/ano para o desenvolver também.
O projeto
nomeia-se “Vamos conhecer as
instituições da Cidade” e faz
parte do programa a ser desenvolvido durante o mês de janeiro com os alunos do
2º ano. Entrei em contato com a Câmara Municipal de Évora, P.S.P., Bombeiros e
Hospital. Como tal, e abraçando desde logo o projeto, três instituições
responderam positivamente e desenvolveram uma atividade
para ser realizada no âmbito do conhecimento das mesmas.
A Câmara
Municipal nomeou o seu subtema como “Do lado de cá” e estruturou o projeto para
que outras turmas pudessem também desenvolvê-lo. A P.S.P criou o subtema “Vamos
ser polícias por um dia” e os alunos estiveram fardados na cidade de Évora a
trabalhar com os agentes da P.S.P, realizaram um panfleto em sala de aula que
distribuíram e um questionário aos automobilistas que irão analisar em contexto
de sala de aula, realizando gráficos e contagens. No hospital de Évora vamos à
parte da pediatria observar o dia a dia das enfermeiras e médicos e conhecer um
pouco a instituição.
No final do projeto vamos mostrar o trabalho que foi feito a toda a comunidade Educativa, inaugurando uma exposição com maquetas, fardas e instrumentos das referidas instituições, realizadas pelos alunos, pais e professores.
No final do projeto vamos mostrar o trabalho que foi feito a toda a comunidade Educativa, inaugurando uma exposição com maquetas, fardas e instrumentos das referidas instituições, realizadas pelos alunos, pais e professores.
Para mim,
assim deve ser a escola, mas esta escola tem que mudar e todos devemos seguir e
lutar para que o modelo atual faça parte do passado e da história de um povo.
Não é
fácil... encontro muitos obstáculos, muitas pedras no caminho... mas vou seguir
dentro daquilo que me possibilitam o modelo, procurando a Escola que, a meu
entender, deverá ser o melhor para os meus alunos, os homens e mulheres de
amanhã, que não devem viver amarrados e encostados à sombra da azinheira.
Acredito
que Vamos Mudar a ESCOLA... Mudar será a necessidade urgente pela qual todos
juntos devemos lutar...
Quero uma
escola onde alunos, professores e pais se sintam felizes , motivados e com a
capacidade de ACREDITAR SEMPRE.
Professora
Doutora Jainete Massuça
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