Quem somos


O Mundo transforma-se a uma velocidade estonteante.

Mudou a forma como nos relacionamos, como aprendemos. Não deveria mudar também a forma como ensinamos? Que tipo de cidadãos precisamos de formar para fazer face a um futuro que desconhecemos?

São cada vez mais os professores, pais e alunos que colocam a si próprios estas questões, e sentem no seu dia-a-dia a necessidade de mudança.

Aqui ficam os seus manifestos e relatos de boas práticas...

domingo, 22 de janeiro de 2017

É urgente Mudar a Escola... (Jainete Massuça)


É urgente Mudar a Escola...
Como professora de 1º ciclo faz vinte anos, sinto a necessidade urgente de mudar a Escola.
Vivemos numa sociedade em constante transformação, onde a um ritmo cada vez mais acelerado se verifica constante evolução a todos os níveis. A educação não deverá ser exceção.
A sociedade evoluiu e a escola continua desde há muito estagnada.
Será esta educação que temos a que na realidade queremos?
Não me parece... Devemos todos juntos colocar um ponto final para o modelo de ensino, ainda tradicional e dominante no país, um modelo que ainda insiste em produzir e reproduzir a cultura do fracasso e da exclusão.
A verdadeira e única RESPONSABILIDADE de cada ser humano e de cada pessoa/aluno/professor é manifestar-se como SER ÚNICO, ter e defender ideias próprias guiadas por regras e civismo que deverá estar presente, e ligados ao Todo.
A ESCOLA deve ser um espaço/contexto de desenvolvimento de competências generalizada, sendo esta a ESCOLA que chama por nós: educadores, professores, pais e toda a comunidade educativa envolvida.
Como tal, e defendendo uma fórmula para mim de extrema importância, que elaborei exclusivamente para este contexto educacional, no qual assento toda a minha experiência enquanto aluna/professora e mãe...
Todos nós devemos ter a capacidade de colocar em prática a sabedoria que obtemos, superando assim tudo o que nos surgir no dia a dia.
Prática + Sabedoria = Superação
Se conseguirmos “olhar com olhos de ver”, todos percebemos que nos aos 70/80 as crianças saíam de suas casas para a escola, onde aí adquiriam conhecimentos. Muitos deles não tinham livros e poucos conhecimentos detinham as suas famílias, que se dedicavam exclusivamente ao trabalho diário. A escola era sem sombra de dúvida o local onde se ia beber conhecimento e conviver com os demais.
Atualmente as crianças possuem uma quantidade enorme de saber. Convivem diariamente com as redes sociais, com tecnologia em casa e com uma quantidade enorme de meios para obter diversos conhecimentos. Os nosso alunos/crianças são “diferentes” dos alunos/crianças de alguns anos atrás. A escola está idêntica e os alunos olham para a escola como um lugar desmotivador e mais do mesmo, muitos deles não tomam atenção à aulas , pois vão voltar a ouvir saberes que já possuem... Devemos ser nós, escola, a adaptar-nos a estes novos alunos. Arranjar estratégias para os motivar e a arrumar nas suas gavetas da memória o conhecimento adequado. Ajudar os alunos a estruturar o que já sabem e, acima de tudo, ensinar a pensar.
Lutando todos os dia que me levanto para uma Escola Melhor, Motivadora e Rica, construí dois projetos com a minha turma.
No primeiro projeto que intitulei “PROJETO PILOTO sobre Dificuldades de aprendizagem nos alunos/psicologia positiva/pais, alunos e professores na escola de hoje”, estruturado em três momentos do ano letivo - primeiro, segundo e terceiro período - onde os pais da turma são convidados a participar num dia na escola com os seus filhotes e professores, e debater ideias.
Neste primeiro encontro tive a honra de ter como professor convidado um amigo de excelência, Dr. Jorge Rio Cardoso, que veio falar aos pais sobre as aprendizagens dos alunos e esclarecer alguns temas sobre a educação.
Posteriormente, decorreu um almoço partilhado com todos os presentes e uma atividade dinamizada com a Fundação Eugénio de Almeida, onde os pais e filhos desenvolveram uma atividade conjunta “Baú de memórias” e participaram numa visita ao Museu com os seus educandos. Para terminar, realizámos uma prova de vinhos, todos juntos, Professora titular, professores coadjutores, pais e filhos na adega da Cartuxa. Os mais pequenos tiveram oportunidade de provar o azeite.
Quando apresentei o projeto ao Colégio, este aceitou-o de imediato. Nem sempre foi fácil, tudo isto dá trabalho e implica motivar a escola, pais e alunos. Mas no final o feedback foi muito, mesmo muito positivo, uma vez que, para além dos pais da minha turma, também convidei entidades oficiais da cidade e diretores de escola que me deram os parabéns pelo projeto de excelência que está a ser dinamizado.
Neste projeto existe uma envolvência entre pais/alunos e professores, assim como toda a comunidade educativa. Aprendemos todos... aprendemos mais com a prática e o debate de ideias, convivendo e criando laços entre todos.
 Teremos mais dois momentos até ao final do ano letivo semelhantes a este…
Não se pode parar, e desistir faz parte dos fracos. Como tal, e seguindo as metas de aprendizagem emanadas pelo Ministério da Educação, resolvi estruturar um projeto e convidei a colega do grupo/ano para o desenvolver também.
O projeto nomeia-se “Vamos conhecer as instituições da Cidade” e faz parte do programa a ser desenvolvido durante o mês de janeiro com os alunos do 2º ano. Entrei em contato com a Câmara Municipal de Évora, P.S.P., Bombeiros e Hospital. Como tal, e abraçando desde logo o projeto, três instituições responderam positivamente e desenvolveram uma atividade para ser realizada no âmbito do conhecimento das mesmas.
A Câmara Municipal nomeou o seu subtema como “Do lado de cá” e estruturou o projeto para que outras turmas pudessem também desenvolvê-lo. A P.S.P criou o subtema “Vamos ser polícias por um dia” e os alunos estiveram fardados na cidade de Évora a trabalhar com os agentes da P.S.P, realizaram um panfleto em sala de aula que distribuíram e um questionário aos automobilistas que irão analisar em contexto de sala de aula, realizando gráficos e contagens. No hospital de Évora vamos à parte da pediatria observar o dia a dia das enfermeiras e médicos e conhecer um pouco a instituição.
No final do projeto vamos mostrar o trabalho que foi feito a toda a comunidade Educativa, inaugurando uma exposição com maquetas, fardas e instrumentos das referidas instituições, realizadas pelos alunos, pais e professores.



Para mim, assim deve ser a escola, mas esta escola tem que mudar e todos devemos seguir e lutar para que o modelo atual faça parte do passado e da história de um povo.
Não é fácil... encontro muitos obstáculos, muitas pedras no caminho... mas vou seguir dentro daquilo que me possibilitam o modelo, procurando a Escola que, a meu entender, deverá ser o melhor para os meus alunos, os homens e mulheres de amanhã, que não devem viver amarrados e encostados à sombra da azinheira.
  Acredito que Vamos Mudar a ESCOLA... Mudar será a necessidade urgente pela qual todos juntos devemos lutar...
Quero uma escola onde alunos, professores e pais se sintam felizes , motivados e com a capacidade de ACREDITAR SEMPRE.

Professora Doutora Jainete Massuça

Sem comentários:

Enviar um comentário