Quem somos


O Mundo transforma-se a uma velocidade estonteante.

Mudou a forma como nos relacionamos, como aprendemos. Não deveria mudar também a forma como ensinamos? Que tipo de cidadãos precisamos de formar para fazer face a um futuro que desconhecemos?

São cada vez mais os professores, pais e alunos que colocam a si próprios estas questões, e sentem no seu dia-a-dia a necessidade de mudança.

Aqui ficam os seus manifestos e relatos de boas práticas...

domingo, 22 de janeiro de 2017

Por Uma Escola mais Consciente da importância de uma boa postura (Marina Veladas)


10%


Na minha prática diária como fisioterapeuta encontro frequentemente alterações posturais em crianças e adolescentes, que levam posteriormente a queixas de dor, relacionadas com más posturas em casa, na escola e com o peso transportado nas mochilas escolares.
Durante o período de crescimento e desenvolvimento, qualquer postura incorreta, repetida e prolongada no tempo, afeta a longo prazo a estrutura óssea e muscular.
Por volta dos 10-12 anos o crescimento súbito causa desproporções nas dimensões do corpo; o crescimento ósseo muito rápido não é acompanhado com flexibilidade proporcional dos músculos e a força da gravidade atua no controlo postural de uma forma muito diferente, tal como se fosse uma árvore que cresce demais e abana mais com o vento! Imaginemos um peso enorme a puxar todas estas estruturas para trás… o que se sabe é que a coluna vertebral tem tendência para curvar pela zona onde as estruturas estão mais frágeis.
Há inúmeros estudos que, resumidamente, relacionam as queixas de dor nas costas das crianças e adolescentes com o peso excessivo das mochilas, o trajeto percorrido, as mochilas desajustadas, etc. Parece também haver uma prevalência nas raparigas e um aumento das queixas com a idade.
O peso da mochila nunca deve ultrapassar os 10% do peso da criança. No entanto, existem estudos que encontram alterações posturais em percentagens ainda inferiores (6%).
Também são encontrados outros factores muito importantes, como por exemplo a posição da secretária do professor dentro da sala de aula, a disposição das mesas dos alunos, a altura das mesas e cadeiras e a pouca prática de exercício físico.
Julgo ser necessária e urgente a consciencialização dos encarregados de educação e professores, de modo a diminuir a necessidade das crianças transportarem diariamente tanto peso às costas e, por outro lado, explicar às nossas crianças as consequências das más posturas.
Deixo aqui alguns links de artigos de investigação interessantes e que abordam algumas destas questões:


Marina Veladas Costa
Fisioterapeuta

Sem comentários:

Enviar um comentário